Isto das chamadas redes sociais, em concreto o caso do Facebook tem coisas engraçadas. Não que "ligue" muito ao "face"...Ultimamente, tenho por lá escrito umas "tonteiras" e partilhado umas ligações...nada de extraordinário. O que, de facto, foi extraordinário, foi através dele eu ter encontrado não um, mas dois grupos relacionados com os meus tempos de estudante. E os tempos mais marcantes...as minhas referências...as minhas raízes. Falo do Externato de Santa Bárbara que funcionava na Escola Prática de Engenharia em Tancos Militar.
Foi uma viagem no tempo.
Pela minha memória passaram páginas escritas com ternura. As aulas de Música com a Menina Sofia...os "sermões" com o Padre Sérgio...o Presépio à entrada (obra da Menina Virgínia)...o terror de entrar no gabinete do Director...ah! bem...e as fabulosas aulas de "ginástica", estilo "treino militar" a que o nosso professor "obrigava"...
Lembrei-me da bata preta; da gola branca; do cinto vermelho e do castelo de acordo com o ano que frequentávamos: amarelo para o 1º; verde para o 2º; branco para o 3º; azul para o 4º e vermelho para o 5º!
Recordo a "abertura solene" do ano lectivo no Cine Teatro; as Fardas Número Um dos militares nos dias especiais;
Sou do tempo em que as meninas, se usassem calças, apenas o podiam fazer se fossem de cor azul escura ou preta. Do tempo em que havia a zona feminina; a zona masculina e a zona "neutra", por onde apenas passavam os "perfeitos" e os professores.
O meu colégio é, ainda hoje, o meu orgulho e a minha referência.
Algumas das pessoas que referi faleceram. Porém, continuam vivas nas minhas recordações. Hoje, somos pessoas adultas, maduras, quase "idosas". Construímos uma vida, uma carreia profissional, uma família. Alguns de nós tivemos percursos de vida mais fáceis e agradáveis; outros, mais difíceis e dolorosos. Somos professores, médicos, engenheiros, ou nada disto. Escolhemos as nossas actividades num tempo em que ainda nos era permitido seguir "vocações", mas num tempo em que a vocação se submetia à dificuldade dos tempos... Outros tempos. Não sei se pior ou melhor. Mas tempos diferentes e tempos que marcaram cada um de nós, ou não existiriam "redes sociais" de gente ligada a um passado que insistimos preservar e honramos divulgar.
O meu colégio chamava-se Externato de Santa Bárbara. E eu sou uma das suas antigas alunas.
Ana Paula Soares Pinto (por norma, a número 1 da Turma)
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Outras Vidas
Meus Blogues
Sítios diversos
AVIEIROS