Segunda-feira, 9 de Maio de 2011

Externato de Santa Bárbara

Isto das chamadas redes sociais, em concreto o caso do Facebook tem coisas engraçadas. Não que "ligue" muito ao "face"...Ultimamente, tenho por lá escrito umas "tonteiras" e partilhado umas ligações...nada de extraordinário. O que, de facto, foi extraordinário, foi através dele eu ter encontrado não um, mas dois grupos relacionados com os meus tempos de estudante. E os tempos mais marcantes...as minhas referências...as minhas raízes. Falo do Externato de Santa Bárbara que funcionava na Escola Prática de Engenharia em Tancos Militar.

 

Foi uma viagem no tempo.

 

Pela minha memória passaram páginas escritas com ternura. As aulas de Música com a Menina Sofia...os "sermões" com o Padre Sérgio...o Presépio à entrada (obra da Menina Virgínia)...o terror de entrar no gabinete do Director...ah! bem...e as fabulosas aulas de "ginástica", estilo "treino militar" a que o nosso professor "obrigava"...

Lembrei-me da bata preta; da gola branca; do cinto vermelho e do castelo de acordo com o ano que frequentávamos: amarelo para o 1º; verde para o 2º; branco para o 3º; azul para o 4º e vermelho para o 5º!

Recordo a "abertura solene" do ano lectivo no Cine Teatro; as Fardas Número Um dos militares nos dias especiais; 

Sou do tempo em que as meninas, se usassem calças, apenas o podiam fazer se fossem de cor azul escura ou preta. Do tempo em que havia a zona feminina; a zona masculina e a zona "neutra", por onde apenas passavam os "perfeitos" e os professores.

 

O meu colégio é, ainda hoje, o meu orgulho e a minha referência.

 

Algumas das pessoas que referi faleceram. Porém, continuam vivas nas minhas recordações. Hoje, somos pessoas adultas, maduras, quase "idosas". Construímos uma vida, uma carreia profissional, uma família. Alguns de nós tivemos percursos de vida mais fáceis e agradáveis; outros, mais difíceis e dolorosos. Somos professores, médicos, engenheiros, ou nada disto. Escolhemos as nossas actividades num tempo em que ainda nos era permitido seguir "vocações", mas num tempo em que a vocação se submetia à dificuldade dos tempos... Outros tempos. Não sei se pior ou melhor. Mas tempos diferentes e tempos que marcaram cada um de nós, ou não existiriam "redes sociais" de gente ligada a um passado que insistimos preservar e honramos divulgar.

 

O meu colégio chamava-se Externato de Santa Bárbara. E eu sou uma das suas antigas alunas.

 

Ana Paula Soares Pinto (por norma, a número 1 da Turma)


Desabafos de alemvirtual às 22:47
link do post | Deixe o seu comentário | favorito

Pedaços de mim


Sou...

Outras almas amigas

. 11 seguidores

pesquisar

 

Março 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Desabafos...

Um palmo e meio de sonhos...

A minh´alma não é mais qu...

Zita

Silêncio da noite

Uma gaiola como tantas ou...

As minhas preocupações pa...

Missa em memória da Marga...

Memórias - Margot

Mais perto do céu

Mensagem para uma noiva

Outras páginas de vida...

Março 2020

Janeiro 2014

Março 2012

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Visitantes

online

Minhas Visitas

Outros olhares-Outro mundo

SAPO Blogs

subscrever feeds